2 de dez. de 2011

Um debate sobre Ecumenismo - parte 2

Publicamos, a seguir, a segunda parte de um debate sobre Ecumenismo, entre um Sacerdote católico, aqui identificado como PADRE P. e uma fiel católica, aqui identificada como LEIGA M. (depois de iniciado no Facebook, o debate continuou no MSN, em 01/12/2011):

Recomendamos, antes, a leitura da parte 1:  Um debate sobre Ecumenismo - parte 1

[PADRE P.] oi
[LEIGA M.] Olá Padre, sua benção
[PADRE P.] Deus te abençoe
Desculpe se algumas vezes uso um tom meio forte
[LEIGA M.] Debate é debate. Sei separar as coisas
[PADRE P.] mais, continuemos a discussão
Querida vc só está olhando muito para trás
tem que entender dia-a-dia os passos que a Igreja está dando.
[LEIGA M.] Quero me ater aos pontos 1 e 2, somente, senão não chegamos a lugar nenhum
[PADRE P.] o ecumenismo na Igreja Catolica tem apenas 50 anos...
não chegaremos
vc já viu o documentário "Ut unum sint"?
[LEIGA M.] Não
[PADRE P.] seria bem interessante vc ver
[LEIGA M.] Qual a sua dificuldade com os pontos que citei do documento?
[PADRE P.] certas posições oficiais sobre algumas questões não se tem. Mas se aceita
Tanto na teologia, como no magistério.
claro que alguem tendo um conhecimento realmente profundo sobre a nossa Igreja, vai vir para ela. Sem dúvida.
Mas, está não é a intenção do ecumenismo! Isto hoje nem se discute mais!
[LEIGA M.] "esta não é a intenção do ecumenismo"? Não posso concordar com isso.
Sei que não é o foco dos encontros, não se fica tocando nesta questão
[PADRE P.] Veja o video a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=dixDT_umeB4
[LEIGA M.] Mas a busca pela verdade só pode resultar na Unidade católica. Negar isso, é negar a Verdade
[PADRE P.] é bem breve, depois me escreva alguma coisa
[LEIGA M.] Ok. Posso dizer que estou de acordo. Mas isso é o caminho trilhado pelo ecumenismo, que tem por fim a Unidade, como ensinou João Paulo II, e que o senhor falta me responder se está de acordo ou não... :)
Por que tanta cerimônia?
[PADRE P.] A Igreja é guiada pelo Espirito, e está sempre em busca da Verdade! Não está tudo pronto!
[LEIGA M.] Padre, por favor. Pontos 1 e 2.
[PADRE P.] Vc aceita o que eu escrevi acima?
[LEIGA M.] O senhor concorda que o fim último do ecumenismo é a Unidade da Igreja Católica?
[PADRE P.] Vc aceita o que eu escrevi acima?
[LEIGA M.] A Igreja é guiada pelo Espirito? Sim
está sempre em busca da Verdade? A Igreja já tem toda a verdade. Mesmo que não esteja totalmente explicitada.
Não está tudo pronto? No sentido do Ecumenismo, da consumação dos tempos, não, não está tudo pronto.
[PADRE P.] vc iria entrar em crise se vc fizesse teologia...
[LEIGA M.] Eu não. Tenho um farol: o Santo Padre :)
[PADRE P.] vc o interpreta segundo o seu pensar
desculpe.
[LEIGA M.] Não mesmo. Tomo todo o cuidado para não cometer esse erro.
[PADRE P.] Bento XVI é um grande teologo
[LEIGA M.] Padre. Insisto: A finalidade última do movimento ecumênico é o restabelecimento da plena unidade visível de todos os baptizados?
[PADRE P.] não se pode separar a doutrina da teologia
sim
[LEIGA M.] A teologia não pode negar a doutrina
[PADRE P.] a teologia não nega
explicipa, leva além
faz a doutrina caminhar
[LEIGA M.] A teologia protestante nega :D
[PADRE P.] sei disso
tenho estudado mt sobre a teologia protestante
[LEIGA M.] OK. O senhor concorda que A finalidade última do movimento ecumênico é o restabelecimento da plena unidade visível de todos os baptizados. Certo?
[PADRE P.] sim
vc viu o video?
que lhe passei acima?
[LEIGA M.] Vi sim. Já respondi, que concordo com o que foi dito no sentido de que estamos num processo, rumo a unidade.
[PADRE P.] Pe. Marciel hoje trabalha no pontificio conselho para a unidade dos cristãos
é responsavel pelo dialogo catolico-pentecostal
vc conhece os 5 textos do pontificio conselho para a unidade dos cristãos
fruto do dialogo catolico-pentecostal?
[LEIGA M.] Não Padre. Não conheço os documentos e o senhor ainda foge...
[PADRE P.] vc precisa conhecer todos!
para saber como um todo o pensamento da Igreja nesta questão!
eu conheço!
[LEIGA M.] Creio que eles não devem entrar em contradição com o CVII nem com o ensinamento de João paulo II. Mas o senhor ainda não me responde...
[PADRE P.] eles avançam
a Igreja caminha...
pra terminar
A Igreja De Jesus esta para alem da Igreja Catolica Romana!
vc só vai me compreender quando entender o que significa isso!
[LEIGA M.] Depende do seu entendimento de "Romana"
[PADRE P.] Da Instituição!
Denominação!
A Igreja de Jesus, é o seu corpo mistico!
Este não é só visivel!
[LEIGA M.] A Igreja Católica é aquela governada pelo sucessor de Pedro, e ele não governa uma denominação, mas a Igreja de Jesus peregrina neste mundo
[PADRE P.] Sim. Desta Igreja que falo!
[LEIGA M.] Mas a comunhão plena só acontece quando todos os cristãos estiverem em comunhão com Pedro. Ou o senhor nega?
[PADRE P.] vc só vai entender está questão quando estudar teologia! E entender o que significa "unidade na diversidade"
[LEIGA M.] Ai ai.
Unidade na diversidade já acontece
Entre cristãos orientais e latinos, por exemplo...
[PADRE P.] O video que lhe passei mostra isso.
não só eles.
me refiro tambem as outras denominações cristãs
que buscam a verdade de coração sincero, tem Jesus e a Sua Palvra com fundamento do seu crer e agir
[LEIGA M.] Unidade na diversidade acontece quando, por exemplo, os anglicanos aderem a fé católica, mantendo seu rito, mas sendo, seus ministros, validamente ordenados pela Igreja Católica
[PADRE P.] não
não só
LEIGA M.] Sim, só assim é unidade plena
[PADRE P.] não
[LEIGA M.] se não é assim, não é unidade, é comunhão imperfeita
[PADRE P.] não somos donos de Deus querida
seria mt presunção
[LEIGA M.] Não, não somos
[PADRE P.] mas parece que vc entende assim
[LEIGA M.] O senhor enrola enrola e nega a sã doutrina.
O melhor conhecimento recíproco já conseguido entre nós, as convergências doutrinais alcançadas e que tiveram como consequência um crescimento afetivo e efetivo de comunhão, NÃO PODEM BASTAR PARA A CONSCIÊNCIA DOS CRISTÃOS que professam a Igreja una, santa, católica e apostólica. Sobre isso, o senhor concorda?
[PADRE P.] não sou fundamentalista com a doutrina
graças a Deus a teologia me ajudou a vencer isto
[LEIGA M.] é irenista?
relativista?
[PADRE P.] vc segue a letra pela letra
o que Jesus dizia sobre isso?
[LEIGA M.] não Padre. Busco a verdade, como o senhor. Mas o senhor, para acomodar sua heterodoxia, vai negando pouco a pouco a Fé Apostólica
A fè ensinada por Jesus
e não responde...
[PADRE P.] a Igreja vive buscando cada dia mais entender em profundidade a verdade. Ela não tem tudo clarinho clarinho
parece que vc tem hehehe
[LEIGA M.] Não. Tenho um farol. O Santo Padre
[PADRE P.] vc segue um farol, mas fica em um quarto fechado
siga ao farol a luz do dia
[LEIGA M.] ai ai
Como posso estar tendo essa discussão com um Padre católico?
[PADRE P.] sabe o que mais me assuta?
é que vc não ter o mesmo amor pela Palavra
[LEIGA M.] Meu Deus Padre, desonestidade de novo não
[PADRE P.] ahhahah
onde vc fez a sua formação?
[LEIGA M.] Catecismo, Bíblia, Santa Missa, Catequese do papa, e por aí vai. Leio bastante. Busco esclarecer as dúvidas, Sei que a busca não é facil. Mas sigo em frente
[PADRE P.] agora to entendendo.
[LEIGA M.] ?
faço algo errado?
[PADRE P.] vc já pensou em fazer teologia?
[LEIGA M.] já sim. Mas a boa teologia, fiel a Fé Católica
[PADRE P.] vc iria aprender que a biblia bem antes do catecismo.
[LEIGA M.] O q?
Só falta agora o senhor negar o catecismo ....
[PADRE P.] não nego, ele tem o seu lugar
se vc fizesse teologia estaria entendendo o que eu digo
[LEIGA M.] Padre, Padre...
Ler a Bíblia ate os espíritas leem.... Mas a deturpam
[PADRE P.] isso não é desculpa para não ler
[LEIGA M.] Eu não disse q não leio
Eu leio sob a luz da Doutrina católica, da Única interpretação correta
[PADRE P.] vc leu a verbum domini?
[LEIGA M.] Não tudo. Tá na minha lista. Mas li a Dei Verbum
[PADRE P.] vc deve ter visto que o papa deseja que a biblia seja a alma e o coração da pastoral...
vc já viu a expessão "já" e "ainda não"?
[LEIGA M.] nossa, o post lá no blog vai ficar enorme
Padre. Estou com sono. E o senhor não responde sobre o ponto 2
O que quer afinal?
[PADRE P.] é uma contribuição de protestante. A teologia catolica aceita! podemos tambem aprender com os outros
[LEIGA M.] ?
[PADRE P.] vc deve ter visto na verbum domine que o papa deseja que a biblia seja a alma e o coração da pastoral...
o papa já falou isso do catecismo?
[LEIGA M.] meu Deus. Não acredito no que estou lendo
[PADRE P.] A Biblia deve vir antes do catecismo!
[LEIGA M.] Sim
Mas o catecismo nos dá a interpretação correta. A Interpretação!
[PADRE P.] voce coloca este acima da Palavra de Deus!
o catecismo não é um comentário da biblia querida
[LEIGA M.] Não só da Bíblia, de forma geral, mas de toda a Fé Católica, etc
[PADRE P.] isto sim.
mas isto não é motivo para descartar a biblia
[LEIGA M.] O catecismo é a exposição do magistério da Igreja, com base na Tradição de na Sagrada Escritura
Aonde o senhor leu que eu descarto a bíblia?
O senhor, assim, descarta a fé católica
[PADRE P.] estamos a horas discutindo vc em nenhum monento fez referencia a esta
[LEIGA M.] E ainda quer me convencer que vive e prega o verdadeiro ecumenismo?
[PADRE P.] não a leio segundo a letra
se eu me encontrasse com Jesus hoje
eu estaria com a conciencia tranquila
antes de tudo preciso ser pastor como Jesus
não um doutor da lei como os farizeus
[LEIGA M.] Fazer referencia da palavra para um Padre? Estamos ou não conversando como católicos aqui, que acreditam na Palavra?
O senhor quer que eu fique aqui citando versiculos da Bíblia, como fazem os protestantes? Eu estou aqui tentando converter o senhor, por acaso?
O senhor já não é católico? Nãos estamos aqui tentando chegar a um consenso sobe o ecumenismo verdadeiro?
[PADRE P.] enquanto vc era evangelica deveria ao menos ter aprendido a amar apa Palavra
[LEIGA M.] o senhor tergiversa
Eu amo a Palavra. Não seja desonesto comigo
[PADRE P.] só a Palvra leva as pessoas a um encontro verdadeiro com Jesus
[LEIGA M.] sim, é verdade
onde discordei do senhor nisso?
[PADRE P.] então o que vc acha que eu devo ficar pregando nos pulpitos?
vc acha que os que estão fora da Igreja Catolica, não encontrarão salvação?
[LEIGA M.] Os que, sem culpa estão fora, sim
como ensina a Igreja
Eu entrei aqui para tratar de 2 pontos. O senhor já respondeu sobre o 1. Mas não sobre o 2
[PADRE P.] quem seriam os com culpa?
[LEIGA M.] os que negam, conscientemente a Fé Católica. Como ensina a Igreja de Jesus.
[PADRE P.] muitos não se aproximam da igreja catolica por tratarmos a fé da forma como vc trata
quer colocar de guela abaixo
[LEIGA M.] Olha, estou tratando com um Padre, não com um protestante.
raramente tenho este dipo de conversa com não-católicos. O caminho com eles é outro....
[PADRE P.] primeiro devemos levar as pessoas a se encontrarem com Jesus, é por isso que a Igreja existe, por causa Dele
vc coloca a Igreja acima de Jesus
sinto isso no seu modo de colocar as coisas
[LEIGA M.] Não. Não há oposição ente Igreja e Jesus.
Ela é dele, pra Ele, querida por ele
[PADRE P.] mt bem, vamos terminar
[LEIGA M.] O melhor conhecimento recíproco já conseguido entre nós, as convergências doutrinais alcançadas e que tiveram como consequência um crescimento afetivo e efetivo de comunhão, NÃO PODEM BASTAR PARA A CONSCIÊNCIA DOS CRISTÃOS que professam a Igreja una, santa, católica e apostólica. Sobre isso, o senhor concorda?
Responde ai
[PADRE P.] concordo
isso não contradiz nada do que eu disse até aqui
[LEIGA M.] Vc afirmou o contrário, ora bolas
[PADRE P.] não acho legal, vc falar e escrever em nome da igreja
e com isso termino
[LEIGA M.] O senhor afirma cada coisa
[PADRE P.] ou seja, quando vc posta algo na net, no blog dizendo a igreja diz isso...
ainda mais coisas complexas como a que estamos discutindo
[LEIGA M.] Se ela diz, ela diz. Por q eu, uma mortal, diria o contrário?
[PADRE P.] juntar textos fora de contextos, e jogar por aí
[LEIGA M.] ah tá Padre.
[PADRE P.] eu me responsabilizo diante de Deus pelas minhas atitudes
[LEIGA M.] eu também.
[PADRE P.] eu serei mais cobrado do que vc diante de Deus
"a quem munito foi dado...."
[LEIGA M.] Com certeza
[PADRE P.] então, não me contradiga...
eu assumo a responsabilidade...
responderei diante de Deus cada alma que ele me confiou
[LEIGA M.] Se eu postasse no blog as coisas q o senhor fala sobre o ecumenismo, o senhor estaria me elogiando, isso q é ironico...
Eu busco beber da fonte da Doutrina Católica, e o senhor me critica, Isso é muito mais ironico ainda
Vindo de um Padre....
[PADRE P.] quando dois catolicos discutem estamos dando diante do mundo um grande contra testemunho
o mundo so crerá quando formos um em Jesus
[LEIGA M.] Mas o senhor fugiu do assunto, e até lá no Facebook eu estava tentando manter um bom debate. Mas aqui complicou
Quando formos um em Jesus na Verdade da Fé, não na heresia e apostasia
[PADRE P.] as doutrinas podem nos afastar, mas devemos nos unir em trono de Jesus
o Jesus que eu sigo, é o que sagrada escritura me revela
[LEIGA M.] Ora ora, mas a Doutrina foi dada por Jesus! Ide pelo mundo, pregai... tudo que vos prescrevi... Lembra Padre?
[PADRE P.] vc recebeu alguma outra revelação especial?
sim a Boa nova dele
[LEIGA M.] A Sgrada Escritura e a Sagrada Tradição
[PADRE P.] antes de tudo a A Sgrada Escritura
[LEIGA M.] Não. As duas. Eita Padre... ta feia a coisa heim
faculdadezinha ruim essa sua heim?
[PADRE P.] antes a Sgrada Escritura, depois o catecismo
dei verbum, verbum domini
[LEIGA M.] Primeiro a Tradição, que deu origem a Escritura
As duas Juntas, a Revelação
O senhor não leu a Dei Verbum!
E a Verbum Domini não ensina dferente
[PADRE P.] "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações..." Mt 28,21
[LEIGA M.] Isso, discipulos = católicos
[PADRE P.] boa noite
Deus te abençoe
[LEIGA M.] Obrigada. Amém. Deus lhe guie, hoje e sempre
[PADRE P.] que Deus sempre te ilumine
[LEIGA M.] Ao senhor também
[PADRE P.] admiro sua paixão pela Igreja
eu tbm a amo por isso sou padre
[LEIGA M.] É por amor a Jesus que amo a Igreja, seu corpo, sua esposa
[PADRE P.] descupe se lhe ofendi, sou padre, mas continuo sendo humano
[LEIGA M.] Não me ofendi. Mas me surpreendi, isso sim.
[PADRE P.] estou aqui para lhe servir
quanto maior a responsabilidade na igreja menor nos tornamos
[LEIGA M.] Padre, só uma coisa
Neste nosso bate papo, desde hoje cedo
não estou sozinha. Estou junto com meu marido. Ele me auxilia
[PADRE P.] sim, eu percebi
[LEIGA M.] Fazemos sempre tudo junto. Pra nós é tão normal que esquecemos até de avisar :)
Sempre juntos
[PADRE P.] forte abraço a ele
quando vierem a floripa passem aqui na catedral
[LEIGA M.] sempre vamos
quem sabe nos conhecemos pessoalmente
[PADRE P.] só mais uma coisinha Jesus fala de um unico rebalho, não de um unico cural
hahaha
xau
[LEIGA M.] concordo
até

1 comentários

Anônimo disse...

AMEI QUERIDA LEIGA M, Parabéns pra vc, outro dia estava conversando com um Seminarista e infelizmente ele pensa igual a este Padre, e não pude me aprofundar no assunto com ele,mas pretendo fazer isso e usarei seus argumentos que foram PERFEITOS ( infelizmente nossos futuros Padres já estão sendo formados no relativismo)