2 de dez. de 2011

Um debate sobre Ecumenismo - parte 1

Publicamos, a seguir, a primeira parte de um debate sobre Ecumenismo - que acompanhamos no Facebook em 01/12/2011 - entre um Sacerdote católico, aqui identificado como PADRE P. e uma fiel católica, aqui identificada como LEIGA M.  (por motivo de discrição, ocultamos algumas informações, como nomes e links que identificam usuários do Facebook):

[PADRE P.] Muitas pessoas estão citando textos fora de contexto. A Igreja Catolica é totalmente a favor do ecumenismo. Quem diz que o objetivo do ecumenismo é trazer as pessoas para a Igreja Catolica está bem enganado, precisa estudar mais. O objetivo do ecumenismo visa o dialogo e o respeito. A Igreja de Jesus está para alem de uma instituição religiosa. Todas as igrejas cristãs, com mais ou menos elementos salvificos participam da Igreja de Jesus. Se alguem tem dúvida é só ler os documentos da nossa Igreja sobre o ecumenismo, de modo especial "Unitatis Redintegratio". A Igreja caminha queridos, cada concilio procura responder a uma epoca. É um erro grave passar por cima do Vaticano II.

[LEIGA M.] Apagaram minha resposta lá. na página do XXX. Mas gostaria, respeitosamente, que o senhor considera-se....

O ecumenismo é um movimento em favor da Unidade: "Por «movimento ecumênico» entendem-se as actividades e iniciativas, que são suscitadas e ordenadas, segundo as várias necessidades da Igreja e oportunidades dos tempos, no sentido de favorecer a unidade dos cristãos."

Que Unidade? "(...) palmilhando este caminho, superando pouco a pouco os obstáculos que impedem a perfeita comunhão eclesiástica, todos os cristãos se congreguem numa única celebração da Eucaristia e na unidade de uma única Igreja. Esta unidade, desde o início Cristo a concedeu à Sua Igreja. Nós cremos que esta unidade subsiste indefectivelmente na Igreja católica e esperamos que cresça de dia para dia. até à consumação dos séculos. ".

Por isso é necessário que TODOS os cristãos sejam incorporados à Igreja Católica, o Corpo de Cristo: "É necessário que a ele se incorporem plenamente todos os que de alguma forma pertencem ao Povo de Deus."

O Ecumenismo é um movimento rumo a Unidade dos Cristãos na Única Igreja católica. Negar isso é falsear o ensinamento do Vaticano II.

Paz e Bem

[as citações entre aspas são da UNITATIS REDINTEGRATIO - http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19641121_unitatis-redintegratio_po.html]

[PADRE P.] Querida,
Vc disse: Por isso é necessário que TODOS os cristãos sejam incorporados à Igreja Católica, o Corpo de Cristo.

O Corpo de Cristo é muito mais do que a Igreja visivel, por isso ela está para alem da instituição. Isto fica claro quando lemos o texto como um todo. "Ut unum sint" tambem trabalha está questão.

Meu professor de ecumenismo foi o assessor da CNBB. Este é o pensamento da nossa Igreja querida. Eu acho mt positivo, pois alarga os nossos horinzontes e o nosso coração.

Vc disse: O Ecumenismo é um movimento rumo a Unidade dos Cristãos na Única Igreja católica.

Não. A Igreja de Jesus é uma só. Todas as igrejas, com mais ou menos elementos salvificos, participam desta unica Igreja. Ela é muito mais invisivel do que visivel.

Querida LEIGA M., não tenha medo. É obra de Deus! O ecumenismo não surgiu na igreja catolica, só entramos nesta caminhada próximo ao Vaticano II. É algo mt novo. Deixemos o Espirito nos guiar.

Há pessoas sérias trabalhando por esta causa! Rezemos para que acima de tudo se prevaleça a vontade de Deus.

[LEIGA M.] Ola Padre, desculpe se não consegui ser breve no texto abaixo... (pra deixar claro: não sou contra o Ecumenismo, mas sim contra o falso ecumenismo).

Padre, tudo isso "de Cristo provém e a Cristo conduz, pertence por direito à única Igreja de Cristo" [1], a Igreja Católica. Tudo isso nos impele "para a unidade católica". [2]

A Igreja visível e invisível é uma Só. O termo "Igreja Católica" não define apenas a "instituição" terrena. Os "elementos salvíficos" que o senhor cita não fazem a plena comunhão, mas apenas uma comunhão imperfeita. E o objetivo final do Verdadeiro Ecumenismo não é uma comunhão imperfeita, mas a plena comunhão: "A finalidade última do movimento ecumênico é o restabelecimento da plena unidade VISÍVEL de todos os baptizados."[2]

As Igrejas (orientais) e comunidades separadas (protestantes) "estão numa certa comunhão, embora NÃO PERFEITA, com a Igreja católica." [1]

Ora, o objetivo final do ecumenismo é justamente superar "pouco a pouco os obstáculos que impedem a PERFEITA comunhão eclesiástica" [1].

"Nós cremos que esta unidade subsiste indefectivelmente na Igreja católica e esperamos que cresça de dia para dia. até à consumação dos séculos." [1]

O erro está em ver o ecumenismo com um fim em si mesmo, e assim pensar que os protestantes devem continuar protestantes, os ortodoxos continuar ortodoxos, e tudo fica por isso mesmo e assim vamos todos pro Céu. Isso não é Ecumenismo. Isso é FALSO ecumenismo.

O Ecumenismo não é um fim em si mesmo. É um meio, um esforço para se chegar a Unidade, na Igreja Católica.

"De facto, esta unidade dada pelo Espírito Santo não consiste simplesmente na confluência unitária de pessoas que se aglomeram umas às outras. Mas trata-se de uma unidade constituída pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos e da comunhão hierárquica." [2]

Concordo com quase tudo que foi dito pelo senhor. Muito se baseia, corretamente, na Doutrina Católica. O ponto em que discordo, não por opinião, mas por não estar de acordo com a Doutrina, é que o Ecumenismo não visa a Unidade na Igreja Católica. Tudo o que o senhor disse está correto enquanto um meio para se chegar a Unidade, mas há equivoco de sua parte quando trata do ecumenismo como um fim em si mesmo.

"A finalidade última do movimento ecumênico é o restabelecimento da plena unidade visível de todos os baptizados."[2]

Paz e Bem

[1] UNITATIS REDINTEGRATIO
[2] UT UNUM SINT

[PADRE P.] Não vejo o ecumenismo como um fim em si mesmo.

Querida, isto que eu defendo, não é ideia minha. É fruto de muito estudo! Na teologia eu era contra o ecumenismo, pensava que todo mundo tinha que ser catolico pra se salvar. Depois de muito estudar, de participar de varios cursos promovidos pela cnbb me converti a esta causa.
Nestes encontros que participei, sempre se falou em estudar a doutrina não simplesmente pela letra. O que nos unirá em busca da verdade e da unidade plena será a Palavra. Está vc não cita nenhuma vez.

Apaguei o topico em que estavamos conversando. Pois como é um assunto polemico, sempre acaba entrando pessoas com a intensão de agredir....

A Igreja de Jesus, nunca deixou de ser unica.

Fotos do mural

Por que devo viver o Ecumenismo?* [não publicamos o link, para não identificar o usuário]

Quando relataram a João Paulo II que alguns p...

http://br.groups.yahoo.com/group/reflexoes2/message/479 [mudamos o link para não identificar o usuário]

Estes podem ajudar a vc a refletir a questão.
Ecumênicos, porque maduros (Pe. Zezinho, scj)
A palavra ecumenismo reveste-se de enorme importância, sobretudo, nos dias de hoje, onde pululam preconceitos, violências, guerras, fratricídios, humilhações e ataques frontais; às vezes por causa de cor, de tribo e de raças; não poucas vezes por causa da fé. O ecu...

Querida não fique procurando só na lei, o ecumenismo para ser entendido exige abertura de coração.

Na eternidade, seremos julgados segundo as nossas obras, não simplesmente por conhecermos algo.

[LEIGA M.] Respeitosamente,

Padre, tudo bem se o senhor apagou. Eu salvei tudo e tudo será publicado num blog. Não se preocupe, o senhor não será identificado, nem eu.

O senhor disse "Não vejo o ecumenismo como um fim em si mesmo". Não é o que parece quando afirma que "quem diz que o objetivo do ecumenismo é trazer as pessoas para a Igreja Católica está bem enganado, precisa estudar mais".

Foi o senhor mesmo que citou os documentos UNITATIS REDINTEGRATIO e UT UNUM SINT. Ora, não seriam estes dois Documentos baseados na Palavra? Interessante é que o senhor os cita para se justificar, quando na realidade os mesmos Documentos o contradizem. E quando constata a contradição, os rejeita....

Desculpe, mas parece que o senhor se converteu ao falso ecumenismo.

E parece que chegamos a um impasse, não é mesmo?

Bom, fique o senhor, então, com sua interpretação do ecumenismo, que eu fico com o Verdadeiro Ecumenismo promovido pela reta interpretação do Concílio Vaticano II, com o ensinamento de Paulo VI, de João Paulo II e Bento XVI.

Sua benção,

Paz e Bem

PS: já que o senhor me recomendou leituras, também recomendo: http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=973

PS 2: A "unidade dada pelo Espírito Santo não consiste simplesmente na confluência unitária de pessoas que se aglomeram umas às outras. Mas trata-se de uma unidade constituída pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos e da comunhão hierárquica. (...) Acreditar em Cristo significa querer a unidade; querer a unidade significa querer a Igreja; querer a Igreja significa querer a comunhão de graça que corresponde ao desígnio do Pai desde toda a eternidade. Este é o significado da oração de Cristo: « Ut unum sint »." "A finalidade última do movimento ecumênico é o restabelecimento da plena unidade visível de todos os baptizados" (João Paulo II, Ut unum sint)

[PADRE P.] Minha posição é fiel a Igreja, fiel a cnbb. Se vc não concorda escreva a cnbb, fale com o assessor para o ecumenismo, Pe. Elias. Se quiser o telefone dele lhe passo.
Por acaso, vc acha que a cnbb está errada?
Há alguns dias, Pe. Elias (por me conhecer, saber do meu correto entendimento nesta causa) me ligou pedindo que assumisse a coordenação para o ecumenismo no Estado de Santa Catarina, estou pensando ainda.
Desculpe, mas tenho duas faculdades, e uma delas é a teologia. A Igreja permitiu que eu fosse um de seus representantes, falasse em nome dela. A posição da Igreja é esta!
Uma coisa é vc estudar um documento no seu gabinete, outra coisa é vc estuda-lo em sala de aula. Se vc não consegue aceitar o que lhe falo, faça um semestre de ecumenismo no Itesc, ou participe das formações promovidas pela cnbb sobre o assunto.
Pergunto mais uma vez: Vc acha que a cnbb está errada?

Ah, não tenho problema que divulgue o eu falo. Pode colocar o meu nome, pois estou falando em nome da Igreja.

Não entendo a sua dificuldade em aceitar que podemos tambem aprender com os outros! Que Deus é esse que por causa do pecado humano (que levou a divisões), exclui os outros da salvação? É necessario muita humildade para reconhecermos que não somos donos de Deus!

[LEIGA M.] Com todo o respeito e reverẽncia que devo a um Sacerdote da Única Igreja de Cristo, lhe digo - repito - que o senhor, em alguns (muitos?) pontos, com relação ao ecumenismo, está equivocado. E se aprendeu isso na faculdade, é lamentável.

Com certeza há muita confusão com relação ao Ecumenismo, muita desinformação e mal entendimento, causada por aqueles que deturpam, conscientemente ou não, o Magistério da Igreja (não estou afirmando que seja o seu caso).

É o Papa quem nos pede para voltarmos aos documentos do Concílio Vaticano II, para descobrirmos o que ele VERDADEIRAMENTE ENSINA, e não o que o senhor e outros dizem por aí que o Concílio ensina... (desculpe)

Para ilustrar: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUMqt9qHo9-uDrxBs5ZW37jsU0HDAxLmJ-bd-kf_g6xEtLObSyL6gXtMdE02AmbpCYmKjeTVBi6gJjpQOswV6rwCb-n7D8mp7ykhx6bFlg7yjKirOzlOPEEHIwp_4qGHwa1a5D9z4hICE/s1600/ensinamentoV2.JPG

O senhor está sendo desonesto comigo, afirmando coisas ao meu respeito que não são verdadeiras, que não são o meu pensamento e que eu nunca afirmei.

Mal sabe o senhor que já fui evangélica/protestante e que um grande número de pessoas da minha família são protestantes, nenhum de berço, todos ex-católicos que não viviam a Fé e consequentemente abandonaram a Igreja. Mas hoje buscam a Deus com admirável sinceridade, uma sinceridade que infelizmente lhes faltava quando "eram católicos". Mas isso é outra história, não vem ao caso, apenas citei para ilustrar o quanto o senhor me julga sem me conhecer.

O senhor está saindo de um debate que poderia ser fonte de crescimento mútuo e partindo para ataques pessoais sem fundamento, pelo simples fato de eu lhe ter demonstrado os equívocos de seus argumentos. E olha que não parti de opinião pessoal, mas da Doutrina da Igreja, da Igreja que o senhor mesmo afirma ser fiel e representar.

Parece que a dificuldade "em aceitar que podemos também aprender com os outros" é sua.

Volte aos documentos do Concílio, Padre. redescubra o seu VERDADEIRO ensinamento. Creio que só assim o senhor estará verdadeiramente apto para assumir a Coordenação para o Ecumenismo no Estado de Santa Catarina, que com certeza é uma Missão de grande responsabilidade! (há, sou de Floripa, sabia? :) E Dom Wilson foi meu Bispo antes de ser o seu :P)

"... sabemos bem que ainda estamos distantes daquela unidade pela qual Cristo rezou (...) expressa «na confissão de uma só fé (...)» A busca do restabelecimento da unidade entre os cristãos divididos não pode, portanto, reduzir-se a um reconhecimento das diferenças recíprocas, nem à consecução de uma convivência pacífica: aquilo ao que aspiramos (...) se manifesta na comunhão da fé, dos sacramentos e do ministério." (Papa Bento XVI, NA CONCLUSÃO DA SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS)

Sua benção,
Paz e Bem

[PADRE P.] Não estou julgando vc!
Vc estudou teologia? Estude o surgimento do movimento ecumenico, veja como começou, veja quando que a Igreja entrou neste processo...
Vc conhece o trabalho do conic?
Minha posição é a possição da CNBB! Vc acha que a CNBB está errada?
Respeito vc! Querida, em alguns paises existem posições mais flexiveis sobre algumas questões. A Igreja acompanha o processo, com calma e prudencia! No ecumenismo não é diferente!
O que vc acha que eu ganharia defendendo algo que fosse contrario a Igreja?

Ah, esse material pode ajudar vc: http://www.conic.org.br/index.php?system=news&news_id=530&action=read

http://www.conic.org.br/pub/ser%20ecumenico%20e.doc

[LEIGA M.] Padre,

O que vale pro senhor é a diretriz de quem começou o movimento ecumênico?
Ou o ecumenismo segundo as diretrizes da Igreja Católica?

CNBB, CONIC (ao menos a parte Católica do CONIC), eu, você, todos devemos promover o VERDADEIRO Ecumenismo que tem por objetivo restaurar a Unidade visível do Corpo de Cristo, a Igreja Católica.

O senhor NEGA A AFIRMAÇÃO ACIMA?

AFINAL DE CONTAS, AONDE O SENHOR ACHA QUE ESTOU ERRADA?

"O melhor conhecimento recíproco já conseguido entre nós, as convergências doutrinais alcançadas e que tiveram como consequência um crescimento afetivo e efetivo de comunhão, NÃO PODEM BASTAR PARA A CONSCIÊNCIA DOS CRISTÃOS que professam a Igreja una, santa, católica e apostólica. A finalidade última do movimento ecumênico é o restabelecimento da plena unidade visível de todos os baptizados." (Beato João paulo II, Ut unum sint)

Sua Benção,
Paz e Bem

[PADRE P.] "O VERDADEIRO Ecumenismo que tem por objetivo restaurar a Unidade visível do Corpo de Cristo"

Sem dúvida! Nunca questionei isso!

Achar que só nós catolicos é que somos a Igreja de Cristo, está errado! Todos os cristãos participam de alguma forma da Igreja de Jesus!

Querida, eu e vc no fundo temos o mesmo amor e os mesmos propósitos! Mais as nossas palavras é que estão se desencontrando!

No fundo, o nosso ponto de discussão esta sendo a compreenção "Igreja de Jesus".

Vc entende a Igreja de Jesus como sendo a Igreja Catolica! É sim, concerteza! Mas não só!

A Igreja de Jesus é Una, Santa, Catolica e Apostolica! Há igrejas que tambem apresentão um ou outro destes traços querida!

Não resuma tudo ao termo "Catolica"! E não entenda "Catolica" como sendo só romana!

[LEIGA M.] Em linhas gerais: A Igreja Católica é o Cristo inteiro, o Cristo Total, o Corpo de Cristo, cabeça e membros. Todos os Cristãos validamente batizados estão em comunhão com esta Igreja, uns de forma mais perfeita, outros de forma imperfeita. A Igreja de Jesus é a Igreja Católica, visivelmente e invisivelmente falando. Visivelmente, hoje, são as 23 Igrejas particulares em comunhão com o Papa, entre elas a Romana ou Latina. A comunhão invisível e imperfeita se dá entre a Igreja Católica = Corpo de Cristo e aqueles validamente batizados que estão visivelmente fora dela.

Nisso concordamos? Creio que sim.

A Igreja não é ou una, ou santa, ou católica ou apostólica. Este seu argumento é absurdo (desculpe). Me prove que está correto, com base no Magistério!

Mas não vamos nos ater a isto. Pelo menos não agora. Voltemos ao início da razão do debate, num esforço de concórdia :) :

Ponto 1: No início, questionei a seguinte afirmação sua: "quem diz que o objetivo do ecumenismo é trazer as pessoas para a Igreja Católica está bem enganado". Nisto discordamos, como já deixei bem claro com base na Doutrina da Igreja.

Ponto 2: No início, o senhor afirmou: "O objetivo do ecumenismo visa o dialogo e o respeito". Nisso discordamos, em parte. Com base na Doutrina, já demonstrei que o "o dialogo e o respeito" são parte do processo, do esforço ecumênico, mas o objetivo final é a Unidade visível na Igreja Católica.

Se chegarmos à um entendimento sobre os dois pontos acima, podemos encerrar este debate com certo êxito.

Coloco os seguintes textos como ponto de concórdia:

"O melhor conhecimento recíproco já conseguido entre nós, as convergências doutrinais alcançadas e que tiveram como consequência um crescimento afetivo e efetivo de comunhão, NÃO PODEM BASTAR PARA A CONSCIÊNCIA DOS CRISTÃOS que professam a Igreja una, santa, católica e apostólica. A finalidade última do movimento ecumênico é o restabelecimento da plena unidade visível de todos os baptizados."

"Desta unidade fundamental, mas ainda PARCIAL, deve-se agora passar àquela UNIDADE VISÍVEL, necessária e suficiente, que se inscreva na realidade concreta, para que as Igrejas realizem verdadeiramente o sinal daquela comunhão plena na Igreja una, santa, católica e apostólica, que se há-de exprimir na concelebração eucarística. Este caminho para a unidade visível necessária e suficiente, na comunhão da única Igreja querida por Cristo, exige ainda um trabalho paciente e corajoso."

(Beato João paulo II, Ut unum sint - http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25051995_ut-unum-sint_po.html )

Se eu concordar com o senhor nos pontos 1 e 2, terei que discordar do ensinamento do Papa João Paulo II.

Logo, minha pergunta é a seguinte: concordamos, eu e o senhor, com o Papa João Paulo II, com o Magistério da Igreja, sim, ou não?

[PADRE P.] Podemos conversar pelo msn: XXX

A Igreja não é ou una, ou santa, ou católica ou apostólica. Este seu argumento é absurdo (desculpe). Me prove que está correto, com base no Magistério!

Vc não entendeu! Hoje há igrejas que apresentam alguns destes traços explicitamente...

Desculpe, mas não consigo concordar com vc!
Eu concordo com a doutrina! Mas, vc faz uma junções de tal forma que acabam distorcendo os documentos!

Vc os força a dizer o que vc quer afirmar. A Igreja não age assim!

Se vc estudasse direito cânonico eu ficaria preocupado! E aplicasse a lei pela lei.... brincadeirinha heheheh

Querida, vc acaba manipulando os documentos.

Isto não é legal!

Nós catolicos criticamos a manipulação da Palavra que muitos evangelicos fazem! No fundo vc está fazendo a mesma coisa.

[LEIGA M.] Padre, continuemos por aqui. Estou online. Mas uma vez, o senhor foge da questão. Eu apenas resumi a Igreja em linhas gerais, segundo está bem explícito no Catecismo. O senhor não me respondeu. Como manipulo os documentos, se posto aqui o texto sem alteração? O senhor é que força uma interpretação indevida.

Vamos nos ater aos pontos 1 e 2?

[PADRE P.] Não desejo mais discutir.

Qual o seu msn?

[LEIGA M.] Por favor Padre. Não posso crer que nós, sendo católicos, não possamos chegar a um consenso?

Qual a sua dificuldade com o que é ensinado pelo papa João Paulo II?

[PADRE P.] Querida vc olha a letra pela letra. Eu olho segundo a teologia catolica!

Teologia esta que estudei durante 4 anos. Eu realmente fiz teologia, não só passei por ela como alguns tradicionalistas fazem.

[LEIGA M.] Não sou tradicionalista.

[PADRE P.] estou falando de padres.

Que passam pela teologia, e não a fazem!

[LEIGA M.] Não citei nenhum

Estou tentando adicionálo no MSN

[PADRE P.] Ok.

Continua na parte 2: Um debate sobre Ecumenismo - parte 2

1 comentários

Anônimo disse...

Que show que essa menina deu, ADOREI PRABÉNS QUERIDA