4 de abr. de 2011

Os Santos e os Carismas - São Patrício

Continuação da série "Os Santos e os Carismas"

São Patrício - vitral da Catedral de Oakland - California, EUA

São Patrício nasceu por volta do ano 387 e morreu em 17 de Março de 493 (algumas fontes dizem 460 ou 461). Por sua pregação, a Irlanda, anteriormente lar da idolatria, tornou-se a Ilha dos Santos.

Favorecido por visões do alto, dom da profecia e grandes milagres, esse santo alcançou grande renome nos séculos IV e V.

Tinha visões divinas que lhe mostravam a Irlanda como o país onde deveria ir semear a Fé. Eram tantos os milagres, bênçãos e fatos maravilhosos que acompanhavam o apostolado de São Patrício, que ele mesmo exclama em sua autobiografia: "De onde provêm essas maravilhas? Como os filhos de Hibérnia (Irlanda), que jamais haviam conhecido o verdadeiro Deus e adoravam ídolos impuros, tornaram-se um povo santo, uma geração de filhos de Deus? Os filhos e as filhas de reis solicitam a honra de serem monges ou de consagrar sua virgindade ao Senhor. E quantas virgens e viúvas que lutam contra todos os obstáculos humanos para permanecerem fiéis a seu esposo celeste! Eu não sei o número, mas Deus o sabe. Ele que dá a seus humildes servidores uma coragem heroica".

E outra noite - não sei, Deus o sabe, se dentro de mim ou próximo a mim - foram pronunciadas algumas palavras bem próximo, eu as ouvi, mas não pude compreendê-las, a não ser no final: “Aquele que deu a sua vida por ti, o próprio é que fala dentro de ti.” E deste modo acordei jubiloso.

E uma outra vez, o vi orando em mim, era como que dentro do meu corpo e o ouvia acima de mim, isto é, acima do homem interior, e lá orava fortemente com gemidos, e no meio disto eu estava pasmo e admirado e pensava quem seria esse que orava dentro de mim, mas após o final da oração foi-me revelado que era o Espírito, e assim fui desperto e recordei-me das palavras do apóstolo: O Espírito nos auxilia na debilidade de nossas orações, pois não sabemos orar como convém. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, que não podemos narrar, e mais uma vez: O Senhor, nosso advogado intercede por nós. (Confissão, de São Patrício. Fragmento.)

Continua...

Referências e leitura complementar:

0 comentários