8 de dez. de 2011

Objetivo do movimento ecumênico: a plena unidade da fé

"(...) Mesmo se ainda não alcançamos o objectivo do movimento ecumênico, ou seja, a plena unidade da fé, no diálogo maturaram muitos elementos de sintonia e proximidade, que nos fortalecem no desejo geral de cumprir a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, «para que todos sejam um só» (Jo 17, 21).

(...) Na teologia e na fé tudo está relacionado e portanto uma compreensão mais profunda da justificação ajudar-nos-á também a compreender melhor juntos a natureza da Igreja e (...) o ministério episcopal e, deste modo, encontrar a unidade da Igreja de forma concreta ...

(...) todos estamos conscientes do fato que, nos últimos anos, o caminho ecumênico se tornou, sob alguns pontos de vista, mais difícil, certamente mais exigente. Serão expressas questões relativas ao método ecumênico e às conquistas dos anos transcorridos, assim como às incertezas do futuro, aos problemas do nosso tempo com a fé em geral."

Extraído do Discurso do Papa Bento XVI a uma Delegação Ecumênica da Finlândia, em 15 de Janeiro de 2011 (grifos nossos).

0 comentários