4 de dez. de 2011

Ecumenismo: Jesus é o caminho que conduz a Igreja à plena unidade visível

"Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações." (Atos dos Apóstolos 2,42)

Papa Bento XVI. Angelus, 23/01/2011 (fragmentos, grifos nossos):

"(...) para ser no mundo sinal e instrumento de íntima união com Deus e de unidade entre os homens, nós cristãos devemos fundar a nossa vida sobre estes quatro «princípios»: a vida fundada na fé dos Apóstolos transmitida na Tradição viva da Igreja, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração. Só deste modo, permanecendo firmemente unida a Cristo, a Igreja pode compreender eficazmente a sua missão. Apesar dos limites e das faltas dos seus membros, não obstante as divisões, que já o apóstolo teve que enfrentar na comunidade de Corinto, (...) ele afirma que qualquer divisão na Igreja é uma ofensa a Cristo; e, ao mesmo tempo, que é sempre n’Ele, único Chefe e Senhor, que podemos reencontrar-nos unidos, pela força inexaurível da sua graça.

(...) «Arrependei-vos, porque está próximo o Reino de Deus» (Mt 4, 17). O compromisso sério de conversão a Cristo é o caminho que conduz a Igreja, com os tempos que Deus dispõe, à plena unidade visível. Disto são um sinal os encontros ecumênicos que nestes dias se multiplicam em todo o mundo. (...) Acompanhe-nos sempre, neste caminho, a Virgem Maria, Mãe da Igreja."

0 comentários