Resposta do Cardeal Francis Arinze, que foi Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a uma pergunta similar:
¿Los Católicos deberían asistir a iglesias Protestantes?
Complementando...
O católico só pode ir a um culto protestante se houver necessidade ou conveniência (um casamento, uma formatura, uma apresentação artística inserida no culto e que importe em sua real adequação). E, mesmo assim, não deve participar do culto ativamente, apenas de modo passivo. Pode, entretanto, fazer certos gestos (sentar-se, ajoelhar-se, ficar de pé, descobrir a cabeça, colocar véu etc), se o faz para impedir qualquer estranheza e singularidade. Pode também ir a um templo protestante para visitação e mesmo assistir outros atos que não sejam de culto (exposição, reunião de caráter civil, concerto musical), evitada toda contaminação doutrinária e todo o perigo de defecção da fé católica.
Referências / leitura complementar:
1 comentários
Olá, boa tarde, a paz, só uma consideração,
"Pode também ir a um templo protestante para visitação e mesmo assistir outros atos que não sejam de culto (exposição, reunião de caráter civil, concerto musical)(...)"
Eu acho que não se deve ir por isso, mas creio que quanto a casamento, essas coisas tudo, ainda vai, mas com restrição.
Agora, eu estou convidando para ser seguidor do meu blog católico.