30 de jun. de 2010

Colina do Vaticano

Há cerca da 2000 anos o lugar do Vaticano era uma vasta área fora dos muros de Roma, na mar­gem direita do Tibre. O nome foi-lhe dado pelos Etruscos e permaneceu quando estes foram vencidos pelos Ro­manos.

Colina do Vaticano - tapeçaria medieval

Nos arredores da colina foram barbaramente mortos os primeiros mártires cristãos, na per­seguição de Nero (ano 64). S. Pedro, primeiro bispo de Roma, depois de também ali ter sido crucificado (ano 64 ou 67), foi sepultado perto, em campa rasa, numa área reservada a cemitério.

Os cristãos ergueram depois um modesto monumento a assinalar a campa. Cons­tantino, o primeiro imperador cristão, construiu (c. de 324) a primeira Basílica do Vaticano, dedicada a S. Pedro, com o altar-mor (ou da confissão) precisamente sobre o lugar da sepultura do Príncipe dos Apóstolos. Ao longo dos séculos, esta basílica foi ampliada ou recons­truí­da várias vezes.

O Vaticano no século 15

A atual basí­lica, muito maior, começou a ser cons­truída nos inícios do séc. XVI englo­ban­do as ruínas da primitiva, com o altar da confissão por cima do anterior, como vieram a confirmar as escavações (1940-1949) no subsolo. Os trabalhos de construção, dirigidos por arquitetos e artistas de renome, prolongaram-se por quase um século, terminando sob a orientação do genial Bernini, que enquadrou a fachada da basílica pela mo­nu­mental colunata da praça de S. Pedro.

O Vaticano hoje

Basílica Vaticana - vista da colina

Os Papas habitam o palácio edificado ao lado da basílica, desde o regresso de Avi­nhão (1415), depois de, até ao início do Cisma do Ocidente (1378), terem habitado nas dependências da Basílica da S. João de Latrão, a catedral de Ro­ma.

Leitura complementar: Colina do Vaticano, Colina da Profecia

Referências:

1 comentários

Giovanna Machado disse...

Estou indicando o seu blog na seleta lista dos melhores blogs do Brasil. Por isso receba o prêmio Sunshine Award como prova desse reconhecimento. Visite meu blog e veja as regras para usar o Selo-Prêmio. Parabéns.

http://exercitocatolico.blogspot.com/2010/11/o-blog-exercito-catolico-recebe-o-selo.html